Anthony Quintano / Wimimedia Commons

O Google e a gigante americana de energia elétrica NextEra Energy anunciaram uma parceria nesta segunda-feira (27) para reativar a única usina nuclear de Iowa, o Duane Arnold Energy Center. O movimento visa atender à crescente e voraz demanda de energia de baixo carbono impulsionada pela Inteligência Artificial (IA) e pelos data centers.

A usina, que havia sido desativada em 2020 devido à dificuldade de competir com gás natural e energias renováveis, poderá retomar as operações no início de 2029, após aprovação regulatória. Uma vez em funcionamento, o Google comprará energia da usina de 615 MW como uma fonte “sem carbono 24/7” para alimentar sua infraestrutura de nuvem e IA em Iowa. O excedente será vendido à Central Iowa Power Cooperative.

A reativação do local nuclear sinaliza uma nova tendência no setor de tecnologia, que está investindo bilhões em data centers de IA com alto consumo energético. O consumo total anual de eletricidade nos EUA atingiu um recorde em 2024, e a energia nuclear é vista por Washington e pela Big Tech como uma solução para os impactos na rede.

O projeto de Iowa segue parcerias semelhantes, como a entre Constellation Energy e Microsoft, e a proposta da Oracle de um data center alimentado por pequenos reatores. A iniciativa não apenas coloca mais energia na rede, mas também permite que o Google continue a expandir seus data centers enquanto reduz as emissões de carbono, servindo como um “modelo para os investimentos necessários em todo o país”, conforme a presidente do Google, Ruth Porat.

Veja também