O Palmeiras conquistou um vitória histórica contra a LDU na noite de quinta-feira (30), ao vencer por 4 a 0 o time equatoriano e reverter uma vantagem negativa de três gols imposta em Quito. Foi a primeira vez na história da Libertadores que um time conseguiu reverter uma desvantagem tão grande em uma semifinal.

A resiliência do Palmeiras de Abel Ferreira se fez notar mais uma vez em uma noite mágica para o torcedor alviverde. O resultado, épico por si só, foi ainda mais especial porque se deu no dia em que o português completou cinco anos à frente do Palmeiras.

O rival do time paulista será o Flamengo, que na quarta (29), confirmou sua classificação à final com uma atuação heroica na Argentina, atuando com um jogador a menos durante todo o segundo tempo.

Palmeiras e Flamengo, em Lima, em 29 de novembro, reeditarão a final da Libertadores de 2021, vencida pelo time de Abel Ferreira. Mas esse não é o único atrativo da decisão. Flamengo e Palmeiras, que disputam ponto a ponto a liderança do Campeonato Brasileiro, vivem uma rivalidade inflamada dentro e fora dos campos, e a competição continental se afigura como o ápice dessa disputa.

Não obstante, o título em Lima representará a consagração do primeiro brasileiro tetracampeão da competição. Um ingrediente a mais para uma disputa cheia de peculiaridades apaixonantes e que vai ditar a agenda do futebol brasileiro até 29 de novembro.

As disputas da Libertadores e do Brasileirão simbolicamente representam o pleito pela hegemonia do futebol brasileiro em um cenário em que os dois times vêm polarizando nos últimos anos. No confronto direto, o Flamengo tem levado vantagem, mas no jogo mais importante entre os dois times, a final continental de 2021, deu Palmeiras.

O final do ano promete muito bom futebol, rivalidade intensa e torcedores em polvorosa.

Veja também