
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) está finalizando um plano para profissionalizar os árbitros do Campeonato Brasileiro da Série A, a partir de janeiro de 2026. A medida representa uma antecipação do cronograma inicial, que previa a mudança para 2027. A informação é do blog de Rodrigo Mattos, no UOL.
O projeto visa estabelecer cerca de 20 árbitros com contratos de trabalho fixos – provavelmente de duração anual – além dos trios de assistentes. A seleção inicial será baseada no ranking de desempenho da CBF.
Com o novo status profissional, os juízes terão um ganho fixo e deverão cumprir um regime mais rigoroso de treinamento físico e cursos intensivos. Em contrapartida, será implementado um sistema de avaliação estruturado. Os contratos não serão renovados em caso de desempenho ruim, abrindo espaço para ascensão de árbitros de outras séries.
Outra decisão já definida pelo Grupo de Trabalho de arbitragem é a implantação do VAR semiautomático na próxima temporada, seguindo o modelo utilizado na Premier League.