
A Polícia Federal (PF) apreendeu um jato executivo modelo Falcon 7X, avaliado em cerca de R$ 200 milhões, pertencente ao dono do Banco Master, Daniel Vorcaro. O banqueiro foi preso na terça-feira (18) no Aeroporto de Guarulhos, quando tentava deixar o país. A aeronave, fabricada em 2010 e registrada em nome da Viking Participações, empresa ligada a Vorcaro, possui cama entre as instalações e autonomia para longas viagens.
Vorcaro é alvo de uma operação que investiga a emissão de CDBs com promessa de rentabilidade até 40% acima das taxas de mercado, um retorno considerado irreal pelos investigadores. Segundo a PF, o esquema pode ter movimentado até R$ 12 bilhões. A corporação já monitorava o banqueiro e suspeita que ele tenha sido alertado sobre o mandado de prisão, o que motivou a tentativa de fuga.

A ofensiva da PF também levou ao afastamento de Paulo Henrique Costa, presidente do Banco de Brasília (BRB), instituição que tentava comprar parte do Master. Menos de 24 horas após o Grupo Fictor manifestar interesse na aquisição, o Banco Central decretou a liquidação extrajudicial do Master.
A operação cumpriu cinco mandados de prisão preventiva, dois temporários e 25 de busca e apreensão. Entre os detidos está Augusto Lima, ex-sócio do Master. A sede do BRB também foi alvo de buscas.