Divulgação/Chevrolet

A Chevrolet inaugura nesta quarta-feira (3) a linha de montagem do Spark EUV em Horizonte (CE), seu carro elétrico de entrada no Brasil. O evento contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do vice-presidente Geraldo Alckmin.

Com preço inicial de R$ 159.990, o modelo será montado na antiga fábrica da Troller pela Comexport, empresa que arrendou a unidade. É importante ressaltar que o veículo é “montado” e não “fabricado” no país, já que o Spark EUV é projetado e produzido originalmente na China, onde é comercializado como Baojun Yep Plus.

O SUV elétrico chega ao Brasil em kits parcialmente prontos, formato próximo ao SKD, similar ao utilizado por outras fabricantes chinesas como BYD e GWM. Fabio Rua, vice-presidente da General Motors do Brasil, garante que a montagem segue todos os padrões de qualidade da Chevrolet. “É uma fabricação sobre todos os padrões de qualidade da Chevrolet, que são garantidos por nós”, afirma o executivo.

A operação nacional facilita o abastecimento de peças e reduz tempo de espera para reparos. Embora Rua não tenha revelado o percentual de itens nacionais, garantiu que fornecedores já estão sendo homologados e a tendência é aumentar a nacionalização gradualmente. A capacidade inicial é de até 7 mil veículos por ano, podendo expandir conforme a demanda.

Apesar do visual robusto, o Spark EUV tem porte de hatch: 4,01 metros de comprimento (15 cm menor que o Onix), 1,76 m de largura e 1,72 m de altura. Homologado para quatro ocupantes, traz central multimídia de 10,1 polegadas e acabamento interno superior, com toque macio e costuras aparentes, contrastando com modelos da categoria.

O motor elétrico desenvolve 101 cv, menos que o Onix turbo. A bateria de 42 kWh oferece autonomia de 258 km, inferior aos 291 km do concorrente BYD Dolphin. No carregamento rápido de 50 kW, o Spark precisa de 35 minutos para ir de 30% a 80%, cinco minutos a mais que o rival chinês.

Veja também