Bruno Peres/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece com 46% das intenções de voto contra 36% do senador Flávio Bolsonaro (PL) em um eventual segundo turno da eleição presidencial de 2026. Os dados são de pesquisa Quaest divulgada nesta terça-feira (16). Em relação ao levantamento anterior, realizado em agosto, Lula oscilou dois pontos para baixo, enquanto Flávio, anunciado candidato no início de dezembro, cresceu quatro pontos.

Esta é a primeira pesquisa sem o nome do ex-presidente Jair Bolsonaro desde que ele indicou o filho como seu representante na disputa. O estudo mostra que Lula venceria todos os cenários de segundo turno testados, incluindo confrontos com Flávio Bolsonaro, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), Ratinho Jr. (PSD), Ronaldo Caiado (União) e Romeu Zema (Novo).

No cenário contra Tarcísio, Lula alcança 45%, após oscilar quatro pontos para cima, enquanto o governador paulista recua um ponto e chega a 35%, ampliando a diferença entre os dois.

Avaliação do governo

A pesquisa também aponta estabilidade na avaliação do governo. Lula é aprovado por 48% dos entrevistados e desaprovado por 49%, configurando empate técnico, cenário semelhante ao registrado em novembro. O levantamento indica ainda melhora na percepção econômica: caiu o percentual dos que avaliam que a economia piorou e aumentou a parcela dos que consideram mais fácil conseguir emprego. Também cresceu o número de eleitores que defendem uma nova candidatura de Lula.

O levantamento foi encomendado pela Genial Investimentos e ouviu 2.004 pessoas entre os dias 11 e 14 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

Veja também