Imagem atual: Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Em nova medida, o Banco Central (BC) disponibilizou nesta quarta-feira (01/10), um botão para solicitar a contestação de transações realizadas via Pix e acionar as instituições financeiras em casos de golpe, fraudes ou coerção.

Formalmente chamado de Mecanismo Especial de Devolução (MED), o botão permite facilitar a devolução de valores para as vítimas, através de um autoatendimento. O recurso está disponível no aplicativo da instituição financeira contratada pelo usuário.

Ao realizar a contestação, o valor transferido é imediatamente bloqueado da conta do golpista, acionando o banco da vítima e o banco do aplicador do golpe, tudo de forma 100% digital.

A conta utilizada pelo golpista pode ter todos os valores retidos, inclusive parciais, com o prazo de até 7 dias para que as instituições financeiras verifiquem a contestação.

De acordo com o BC, “O propósito é permitir a contestação de uma transação de forma totalmente digital”, como forma de auxiliar na identificação de contas fraudulentas.

Caso seja confirmado o golpe, a devolução do valor será efetuada para a conta da vítima em até 11 dias, agilizando o atendimento ao usuário e reforçando ações de segurança.

Veja também