Jose Cordeiro/SPTuris

A partir desta quinta-feira (4), São Paulo recebe pela 12ª vez a CCXP, um dos maiores eventos de cultura pop do mundo, que planeja repetir a marca de 280 mil visitantes em quatro dias de atividades até domingo (7). O festival ocupa o São Paulo Expo, na Zona Sul, com recorde de 140 marcas participantes, segundo o CEO Renato Fabri.

O grande destaque internacional é a presença do ator americano Timothée Chalamet, que participará do painel dedicado ao filme “Marty Supreme”, ao lado do diretor Josh Safdie, na sexta-feira (5). O longa, previsto para estrear no Brasil em 22 de janeiro, já acumulou boas críticas no exterior e é aposta certeira para o Oscar. A história, ambientada nos anos 1950, mostra a ambição de um jogador de tênis de mesa. Esta é a segunda participação de Timothée na CCXP, após divulgar “Duna: parte 2” em 2023.

Porém, o maior homenageado da edição é brasileiro. Selton Mello será celebrado pela carreira como ator, diretor e dublador, participando ainda do painel dedicado ao filme “Anaconda”, ao lado do diretor americano Tom Gormican, em apresentação promovida pela Sony Pictures no domingo. O filme estreia no dia de Natal e marca a chegada do ator brasileiro a Hollywood.

A programação internacional inclui Tom Wlaschiha, de “Game of Thrones” e “Stranger Things”, que participa de conversa na quinta-feira, e Rodrigo Santoro, que deve falar de projetos clássicos como “300” até lançamentos recentes. Outro grande nome presente é Dominic Monaghan, conhecido por “O Senhor dos Anéis” e “Lost”.

Um painel especial dedicado aos 20 anos da estreia de “Supernatural”, encerrado em 2020, terá os atores Misha Collins, Kathryn Newton, Richard Speight Jr., Jim Beaver e Rob Benedict na sexta-feira, ao meio-dia. Os quadrinhos, razão pela qual a San Diego Comic-Con nasceu em 1970, serão contemplados no célebre Artist’s Valley, que tem a primeira participação de Gerry Conway, lendário autor de 72 anos da Marvel e DC Comics.

Streamings vêm com tudo

Os streamings investiram pesado em presença e conteúdo. O Prime Video trouxe espaços temáticos de grandes produções, incluindo experiências fotográficas de “Fallout”, que será lançada em dezembro. Na sexta-feira, realiza painel com atores da segunda temporada, incluindo os protagonistas Walton Goggins, Ella Purnell e Aaron Moten. No sábado, o streaming promove a “celebração diabólica” de “The Boys”, reunindo o showrunner Eric Kripke e membros do elenco para falar sobre a última temporada. Fãs da Marvel podem conferir espaço temático de “Spider-Noir”, nova série com Nicolas Cage.

A Netflix, embora sem espaço dedicado exclusivo, trouxe múltiplas experiências de “Stranger Things” espalhadas pela feira. A Warner e HBO Max apresentam ambientes inspirados em lançamentos de 2026 nos cinemas, incluindo “Supergirl”, “Mortal Kombat 2” e “A Noiva”. A principal atração do HBO Max é “IT: Bem Vindos a Derry”, com painel no domingo e espaço temático incluindo o palhaço Pennywise.

A Disney realiza painel no sábado com novidades do Disney+, incluindo a segunda temporada de “Percy Jackson” (dezembro), “Paradise”, produções nacionais como “Impuros” e “Amor da Minha Vida”, participação da Marvel com “Magnus” e “Demolidor Renascido”, além de séries do Hulu como “O Urso”, “The Beauty” e “The Testaments”.

A Globo antecipa novidades de 2026. No sábado, a partir das 13h30, o público verá detalhes da nova novela das sete, “Coração acelerado”, com temática sertaneja, com as atrizes Isabelle Drummond e Isadora Cruz. No domingo, grande painel dedicado ao Globoplay terá Paulo Vieira, Cauã Reymond, Gustavo Mioto, Maya Aniceto, Emilio Dantas, Valentina Herszage, Ana Hikari, Mariana Sena, Leticia Colin e Sabrina Sato apresentando títulos como “Jogada de risco”, “Emergência 53” e segundas temporadas de “Pablo & Luisão” e “Minha mãe com seu pai”.

O cinema nacional também ganha destaque. A Petrobras participa com experiências da Turma da Mônica, tapete vermelho e criação de pôsteres personalizados. O Prime Video realiza painel sobre a segunda temporada de “Cangaço Novo” e o filme “Corrida dos Bichos”. O Canal Brasil traz novidades de produções como “Delegado” e “Espelho”, com Lázaro Ramos, além da série do Choque de Cultura. Outros destaques incluem painéis sobre a animação “Tainá e os Guardiões da Amazônia” e “Só Os Loucos Sabem”, filme com José Loreto sobre Chorão.

Expandindo horizontes, a CCXP terá primeira edição em Seul, na Coreia do Sul, em 2027, em parceria com a EXPORUM Inc. A decisão de expandir para Seul vem sendo construída ao longo dos últimos cinco anos, fortalecendo a troca cultural entre Brasil e Coreia do Sul.

Veja também