Adriano Fontes/CRF

O Flamengo prevaleceu sobre o Palmeiras na final da Libertadores 2025, em Lima, no último sábado (29). O jogo carregava peso simbólico. Além de opor os dois principais times do futebol brasileiro na contemporaneidade, em investimentos e em ganhos esportivos, o título valia o posto de primeiro brasileiro tetracampeão da maior competição entre clubes do continente. Era, também, um tira-teima entre os dois times que vêm dominando as principais disputas no futebol nacional.

O Flamengo, com 75 pontos contra 70 do Palmeiras e com apenas mais seis em disputa, encaminha o título do Brasileirão, que pode ser garantido com um triunfo sobre o Ceará, na próxima quarta (3), no Maracanã. Será o nono título do Flamengo na competição, o terceiro em seis anos e valerá, ainda que por alguns dias, uma estatística curiosa. O rubro-negro carioca será o atual campeão estadual, da Copa do Brasil, da Supercopa, do Brasileiro e da Libertadores, feito jamais tangenciado na história do futebol brasileiro.

Tem mais: Tendo vencido o Palmeiras nos três confrontos que fizeram no ano, o Flamengo sepulta um debate que tem mobilizado a crônica esportiva. Sobre qual dos dois seria o melhor time da atualidade. Ainda que disponha de um elenco mais caro, o Palmeiras não conseguiu ser competitivo com o Flamengo em pontos-chave. Além de perder os confrontos diretos, o alviverde paulista apresentou desempenho de 20% contra clubes do G6 do Brasileirão, enquanto o Flamengo obteve desempenho de 80%. O Palmeiras sequer conseguiu um chute ao gol do Flamengo em Lima, tornando-se o primeiro finalista da história da Libertadores a não conseguir finalizar ao gol adversário.

Não obstante, enquanto o Flamengo enfileira títulos na temporada – ainda terá o Intercontinental para disputar – o Palmeiras fechará a segunda temporada consecutiva sem títulos.

São fatos e estatísticas que demovem qualquer tipo de discussão a respeito do grande time brasileiro dos últimos anos. As perspectivas também parecem favorecer o Flamengo. Enquanto o português Abel Ferreira, treinador mais vitorioso da história do Palmeiras, apresenta declínio técnico no comando do time, Filipe Luís vive uma ascendência sem precedentes no futebol brasileiro. Com pouco mais de um ano como treinador profissional, com a conquista do Brasileirão à esquina, o técnico terá conquistado tudo que um treinador brasileiro pode almejar na carreira.

Veja também