Divulgação/Fórmula 1

Lando Norris deu um passo decisivo rumo ao título da Fórmula 1 ao vencer o Grande Prêmio de São Paulo, no domingo (9), em Interlagos. O britânico da McLaren foi dominante ao conquistar a pole position, triunfar na corrida sprint e vencer a prova principal, somando todos os pontos possíveis no fim de semana.

Com o resultado, Norris chegou a 390 pontos, abrindo 24 de vantagem sobre seu companheiro de equipe, o australiano Oscar Piastri, e 49 sobre o tetracampeão Max Verstappen, da Red Bull, que fez uma corrida de recuperação ao terminar em terceiro após largar dos boxes. O britânico George Russell, da Mercedes, foi o quarto, enquanto o italiano Andrea Kimi Antonelli completou o pódio em segundo lugar.

Restam apenas três etapas para o fim da temporada — Las Vegas, Catar e Abu Dhabi — e Norris pode ser campeão mesmo que chegue em segundo em todas elas. Há ainda 83 pontos em disputa, considerando as provas principais e a última corrida sprint, no Catar.

A McLaren já garantiu o título de construtores com 756 pontos, enquanto Mercedes (398), Red Bull (366) e Ferrari (362) brigam pelo vice.

Em contrapartida, o brasileiro Gabriel Bortoleto teve um fim de semana para esquecer. Estreando em Interlagos pela Sauber, abandonou a corrida sprint após acidente e, no domingo, bateu novamente logo na primeira volta, deixando a prova sob bandeira amarela.

Norris dedicou a vitória a Gil de Ferran, símbolo da reconstrução da McLaren, reforçando o elo entre a equipe britânica e o automobilismo brasileiro.

Veja também