Domínio Público/Viagem em Pauta

O bairro da Liberdade, no centro de São Paulo, foi eleito um dos 25 melhores destinos do mundo para 2026 pela editora Lonely Planet, referência internacional em turismo. O distrito é o único representante brasileiro no ranking Best in Travel 2026 e recebeu o selo de “melhor cruzamento entre cultura e gastronomia”.

Conhecida por abrigar a maior comunidade japonesa fora do Japão, a Liberdade se destaca pela combinação entre tradição asiática, herança afro-brasileira e vida urbana efervescente. Lanternas vermelhas decoram as ruas que reúnem lojas, feiras e restaurantes orientais; entre eles, os elogiados pela publicação por servirem “o melhor ramen fora de Tóquio”.

A Lonely Planet também ressaltou o valor histórico e simbólico do bairro, especialmente na Capela dos Aflitos, construída em 1779, onde existiu um cemitério de pessoas escravizadas. O local, ao lado do Museu Histórico da Imigração Japonesa e da tradicional Feira da Liberdade, forma um circuito que reflete a diversidade cultural do bairro.

Para o secretário de Turismo e Viagens de São Paulo, Roberto de Lucena, o reconhecimento é motivo de orgulho nacional. “A Liberdade é um patrimônio não apenas de São Paulo, mas de todos os brasileiros e japoneses que chegaram há mais de 100 anos e contribuíram para o desenvolvimento desta capital pujante”, afirmou.

Veja também